sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Review: IDOLiSH7

     Em 2023 eu comecei a assistir um anime de idol chamado IDOLiSH7. A princípio, eu achava que esse seria só mais um anime de idol na minha vida, mas felizmente eu estava errada. Esse é sim um anime de idol, com músicas, muitos grupos e performances icônicas, mas com certeza essa é só a casca.
    
IDOLiSH7 na verdade é uma adaptação de um rhythm game de 2015, mas que segue ativo até hoje. O jogo foi produzido pelo G2Studios e publicado pela Bandai Namco com colaboração musical da Lantis. Em 2018, fizeram uma adaptação do jogo para anime, que atualmente conta com três temporadas e a quarta já confirmada para produção. Outro ponto que eu queria deixar, é que o character design simplesmente foi feito pela minha mangaká favorita: Arina Tanemura.

    Para quem tiver interesse em assistir, todas as temporadas lançadas até agora estão disponíveis na Crunchyroll. Inclusive os dois dias de show do Beyond The Period. O jogo infelizmente não está disponível na Play Store nem possui uma versão localizada para inglês, mas dá facilmente para instalar a versão japonesa pelo QooApp.



    

    Uma coisa que eu sempre tive muito receio era adaptação animada de jogo no geral. A maior parte das experiências que eu tive com esse tipo de coisa sempre foi bem ruim por várias questões  seja por problemas de adaptação ruim da história, a animação também meio esquisita... Enfim, muitas coisas.

    Mas IDOLiSH7 é a prova de que  adaptações muito boas existem — e provavelmente a melhor que eu já vi até hoje. Nesse ponto, eu agradeço que a animação ficou com a TROYCA que respeitou o material original. A qualidade ficou realmente maravilhosa.

    Por se tratar de um anime de idol, com certeza o ponto principal que todo mundo pensa são as músicas. Todas elas vêm do jogo e são incríveis. Uma coisa que gosto muito, além das músicas em si, é que cada grupo possui um estilo muito bem definido — você ouve e logo fala, "ah, é esse grupo aqui". Ao mesmo tempo, eles estão sempre se reinventando, o que faz a sua expectativa quebrar muito

    Além disso, o IDOLiSH7 não se limita apenas no anime — muito pelo contrário. Ele é apenas a ponta do iceberg.



    Falando especificamente sobre as músicas, um dos pontos mais altos da obra é como elas sempre falam e refletem muito sobre cada grupo, seus estilos e a trajetória dos idols dentro da história principal. Eu particularmente acho muito legal, porque é claro que cada um tem um jeito muito diferente. Mas quando você liga todo esse processo na música, tudo faz muito mais sentido e torna a experiência muito mais rica. 

    Isso não se limita só às canções grupais, como também às vezes acontece nas músicas solo e nos Shuffle Unit, que vira e mexe aparecem como parte de algum evento do jogo.   

    Outro detalhe que eu amo são as mensagens dentro das próprias letras. Isso sem contar quando eles brincam com elementos como: menção de uma música dentro da outra; cores que são associadas aos personagens; as histórias e trajetórias de cada grupo e até mesmo os títulos das canções. Tudo parece ter sido feito com uma linha de pensamento por trás, e inclusive, quando você começa a entender as letras e conectar os pontos, é simplesmente insano.



   Mas não só de músicas boas é feito IDOLiSH7. A própria história — tanto do jogo como do anime  é muito bem desenvolvida, coisa que eu sinceramente acho que nunca vi com muita frequência em obras de idol.

    Dá pra perceber que os produtores e roteiristas não fizeram uma coisa só para vender quatro grupos de idol com músicas chiclete. A sensação que eu sempre tenho é que, principalmente hoje em dia, os projetos de idol realmente são mais voltados para serem um tipo de "produto para ser vendido como água". Claro, com certas ressalvas, mas felizmente IDOLiSH7 não seguiu esse caminho. O cuidado, carinho e respeito com a obra são bem visíveis.

    As relações dos personagens principais e até alguns secundários são muito bem construídas, assim como seus backgrounds —  meio traumatizantes, pelo menos 90% deles, hahaha, mas que na minha opinião é um elemento muito bom, pois só enriquece a narrativa.

    Sem contar que você, enquanto espectador ou jogador, passa não só a conhecer melhor os personagens de um jeito bem mais profundo e natural. Você também cria uma conexão um pouco mais "realista" justamente por essa abordagem mais próxima da vida real.

    Outra coisa que eu gosto muito é o quanto você pode aprender com eles. Por serem bem escritos, o desenvolvimento pessoal e emocional de cada personagem dentro de seu grupo é muito claro. Alguns aprendem a lidar melhor consigo mesmos e até mesmo se resolverem com problemas familiares, outros aprendem a ter mais autoconfiança de se impor, a confiar mais nos membros de seu grupo. 

    Mas, acima de tudo, sempre existe uma certa mensagem de que você sempre vai ter um apoio do seu lado, independentemente do que aconteceu no seu passado.

    Acho que sinceramente, esse, para mim é o ponto mais forte desse anime: mostrar a evolução dos personagens e o lado "não brilhante" dos idols, mas sem precisar forçar ou ser super dramático — como outras obras já fizeram. Além disso, mesmo nos momentos de tensão também existem quebras humorísticas muito bem colocadas e momentos muito fofos,  que inclusive fazem a história não ficar tão pesada o tempo inteiro.

    Sinceramente, eu acho que poderia ficar falando mais um post inteiro sobre detalhes de IDOLiSH7, mas isso com certeza estragaria a experiência maravilhosa que é ter o primeiro contato com essa obra. Eu já acompanhei muitos animes e coisas de idol, mas acho que nenhuma obra realmente me fez refletir e sentir tantas coisas na minha vida como essa. E isso porque eu nem citei nenhuma frase ou música diretamente.

    Enfim, eu decidi fazer esse post mesmo mais como uma comemoração pelos 10 anos da obra e como um tipo de agradecimento pelo o quanto IDOLiSH7 realmente mudou a minha vida em vários sentidos em só dois anos! 

    É muito difícil mesmo eu achar pontos negativos para escrever. Eu demorei, até pensei e não consegui pensar em nada. Mas eu queria muito também usar esse espaço para falar não só o quanto esse anime é incrível por trazer tantos elementos e quebrar paradigmas não só do nicho dos idols, mas de conceitos que a gente tem e leva na vida real, mesmo sem perceber muito.

    Com certeza eu gostaria de recomendar mesmo para que todo mundo assistisse IDOLiSH7 pelo menos uma vez, principalmente se você não for do nicho dos anime de música/idol. Com certeza você vai parar para pensar um pouco se prestar atenção. E, se você gostar assim como eu gostei, com certeza vai querer que a produção da 4ª temporada comece logo, hahaha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Review: Tsugumi - Banana Yoshimoto

     Há algum tempo tinham me falado sobre um livro de uma escritora chamada Banana Yoshimoto. A autora possui diversas obras traduzidas par...