Em 2023 eu comecei a assistir um anime de idol chamado IDOLiSH7. A princípio, eu achava que esse seria só mais um anime de idol na minha vida, mas felizmente eu estava errada. Esse é sim um anime de idol, com músicas, muitos grupos e performances icônicas, mas com certeza essa é só a casca.
IDOLiSH7 na verdade é uma adaptação de um rhythm game de 2015, mas que segue ativo até hoje. O jogo foi produzido pelo G2Studios e publicado pela Bandai Namco com colaboração musical da Lantis. Em 2018, fizeram uma adaptação do jogo para anime, que atualmente conta com três temporadas e a quarta já confirmada para produção. Outro ponto que eu queria deixar, é que o character design simplesmente foi feito pela minha mangaká favorita: Arina Tanemura.
Para quem tiver interesse em assistir, todas as temporadas lançadas até agora estão disponíveis na Crunchyroll. Inclusive os dois dias de show do Beyond The Period. O jogo infelizmente não está disponível na Play Store nem possui uma versão localizada para inglês, mas dá facilmente para instalar a versão japonesa pelo QooApp.
Uma coisa que eu sempre tive muito receio era adaptação animada de jogo no geral. A maior parte das experiências que eu tive com esse tipo de coisa sempre foi bem ruim por várias questões — seja por problemas de adaptação ruim da história, a animação também meio esquisita... Enfim, muitas coisas.
Mas IDOLiSH7 é a prova de que adaptações muito boas existem — e provavelmente a melhor que eu já vi até hoje. Nesse ponto, eu agradeço que a animação ficou com a TROYCA que respeitou o material original. A qualidade ficou realmente maravilhosa.
Por se tratar de um anime de idol, com certeza o ponto principal que todo mundo pensa são as músicas. Todas elas vêm do jogo e são incríveis. Uma coisa que gosto muito, além das músicas em si, é que cada grupo possui um estilo muito bem definido — você ouve e logo fala, "ah, é esse grupo aqui". Ao mesmo tempo, eles estão sempre se reinventando, o que faz a sua expectativa quebrar muito.
Além disso, o IDOLiSH7 não se limita apenas no anime — muito pelo contrário. Ele é apenas a ponta do iceberg.