sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Review: IDOLiSH7

     Em 2023 eu comecei a assistir um anime de idol chamado IDOLiSH7. A princípio, eu achava que esse seria só mais um anime de idol na minha vida, mas felizmente eu estava errada. Esse é sim um anime de idol, com músicas, muitos grupos e performances icônicas, mas com certeza essa é só a casca.
    
IDOLiSH7 na verdade é uma adaptação de um rhythm game de 2015, mas que segue ativo até hoje. O jogo foi produzido pelo G2Studios e publicado pela Bandai Namco com colaboração musical da Lantis. Em 2018, fizeram uma adaptação do jogo para anime, que atualmente conta com três temporadas e a quarta já confirmada para produção. Outro ponto que eu queria deixar, é que o character design simplesmente foi feito pela minha mangaká favorita: Arina Tanemura.

    Para quem tiver interesse em assistir, todas as temporadas lançadas até agora estão disponíveis na Crunchyroll. Inclusive os dois dias de show do Beyond The Period. O jogo infelizmente não está disponível na Play Store nem possui uma versão localizada para inglês, mas dá facilmente para instalar a versão japonesa pelo QooApp.



    

    Uma coisa que eu sempre tive muito receio era adaptação animada de jogo no geral. A maior parte das experiências que eu tive com esse tipo de coisa sempre foi bem ruim por várias questões  seja por problemas de adaptação ruim da história, a animação também meio esquisita... Enfim, muitas coisas.

    Mas IDOLiSH7 é a prova de que  adaptações muito boas existem — e provavelmente a melhor que eu já vi até hoje. Nesse ponto, eu agradeço que a animação ficou com a TROYCA que respeitou o material original. A qualidade ficou realmente maravilhosa.

    Por se tratar de um anime de idol, com certeza o ponto principal que todo mundo pensa são as músicas. Todas elas vêm do jogo e são incríveis. Uma coisa que gosto muito, além das músicas em si, é que cada grupo possui um estilo muito bem definido — você ouve e logo fala, "ah, é esse grupo aqui". Ao mesmo tempo, eles estão sempre se reinventando, o que faz a sua expectativa quebrar muito

    Além disso, o IDOLiSH7 não se limita apenas no anime — muito pelo contrário. Ele é apenas a ponta do iceberg.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Review: 0rigin - Soyogi Soyogi

     Talvez alguns de vocês devem reconhecer o nome do dublador Yuki Kaji pela participação dele no Anime Friends 2024. Famoso por dar voz à Eren Jaeger de Shingeki no Kyojin, Todoroki Shoto de My Hero Academia, Kenma Kozume de Haikyuu!! e muitos outros, Kaji tem uma vasta lista de personagens de anime no seu currículo.

    Eis que no final de 2024 se eu não me engano, o Kaji anunciou o lançamento de um software de síntese de voz criado por ele mesmo, chamado Soyogi Soyogi, que foi desenvolvido como parte de um projeto de IA chamado Soyogi Fractal. A ideia era comemorar os seus 20 anos na indústria de atuação de voz e fazer com que várias pessoas experimentassem esse software para criar várias obras de um jeito legal, sem ferir os direitos da utilização da voz.
    Na época eu achei bem legal e interessante, principalmente hoje em dia que a questão do uso de IA é uma pauta mundial que está sendo discutida em vários ramos da arte e da tecnologia.
    O tempo passou e eu simplesmente esqueci que ele tinha a ideia de lançar músicas com o Soyogi Soyogi, hahaha. Mas, eis que na semana passada, o Soma Saito tocou uma das músicas dele no rádio pessoal e eu decidi aproveitar para ir atrás e ouvir tudo.

    Por isso, hoje eu vou falar sobre "0rigin", álbum que foi lançado no dia 21 de novembro. Esse é o primeiro álbum do Soyogi Soyogi e tem nada mais, nada menos do que 18 faixas. Sinceramente foi uma surpresa para mim, porque é um CD bem longo até mesmo para ser um full album, que normalmente tem 12. 
    Eu não vou escrever sobre todas as faixas, mas pelo menos vou comentar sobre as que os artistas que eu conheço produziram ou das que eu gostei muito — escrevendo isso, mas é bem provável que eu fale sobre quase todas, hahaha.

    Inclusive, por isso mesmo eu não vou deixar a tracklist, mas como sempre, vocês podem ouvir tudo pelo Spotify.

Review: Tsugumi - Banana Yoshimoto

     Há algum tempo tinham me falado sobre um livro de uma escritora chamada Banana Yoshimoto. A autora possui diversas obras traduzidas par...