quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Review: Daruma: Identidade

    Há alguns meses, eu escrevi o texto sobre o primeiro quadrinho do Monge Han que foi lançado pela Editora Pitaya, Daruma: Perseverança. E, agora em novembro, a sua continuação, Daruma: Identidade, lançou pela mesma editora. Quem tiver interesse em comprar, ele está disponível para compra online na Amazon, em livrarias e na própria loja da editora.
    Eu até demorei um pouco mais do que eu pretendia para escrever esse texto, porque eu realmente chorei lendo esse volume — sim, foi uma coisa bem inesperada, ainda mais considerando que eu não choro muito lendo.


    O primeiro volume de Daruma já tinha me emocionado bastante. Eu lembro de ter comentado no texto anterior que uma das coisas mais legais do Monge é como ele consegue equilibrar muito bem o humor com uma crítica social, cenas de ação e elementos das culturas que vêm do Oriente. E nesse novo volume, é exatamente isso que acontece também.
    Se em Daruma: Perseverança nós acompanhamos um pouco da história da Yumi, aqui, o protagonismo da história foca mais no Yangui, seu melhor amigo e que também trabalha com ela no Cisne Dourado. A relação entre os dois continua muito forte aqui, e enquanto a Yumi continua se esforçando para conciliar suas duas identidades, o Yangui continua a apoiando. Até um dia em que um novo ataque ao Cisnce Dourado acontece e mexe com a vida dele amigo, fazendo com que ele tenha que tomar decisões difíceis para tentar salvar aqueles que ama.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Review: The Colors Within (Kimi no Iro)

     Já faz algum tempo que eu estava procurando um filme chamado Kimi no Iro para assistir. Eu havia assistido ao trailer e lido a sinopse e achei bem interessante. Esse filme foi produzido pelo estúdio Science Saru, com direção da Naoko Yamada (A Silent Voice, K-On!) e roteiro da Reiko Yoshida (A Silent Voice, O Reino dos Gatos) e lançou em 2024, mas ele nunca chegou em nenhum streaming daqui do Brasil. Mas eis que hoje eu encontrei ele sem querer online e finalmente tive a oportunidade de assistir! Inclusive quem tiver interesse, eu assisti por aqui legendado em inglês.


    O filme conta a história de Totsuko, uma garota que tem a capacidade de ver as “cores” das emoções das pessoas. Para impedir que seus amigos e família se afundem em sentimentos ruins, ela tenta lidar com as coisas da melhor maneira possível usando sua habilidade para tal. Certo dia, em uma livraria, ela encontra uma outra menina com uma cor incrivelmente bela e um garoto apaixonado por música que está tentando formar uma banda. E é aí que a história começa.

    A primeira coisa que eu mais achei incrível nesse filme é ele abordar e conseguir representar a sinestesia. Sendo bem simples, sinestesia é um fenômeno neurológico onde a estimulação de um sentido desencadeia automaticamente a percepção de outro, criando experiências sensoriais únicas. No caso do filme, seria algo como ouvir cores e sentir sons.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Review: FACE - Mamoru Miyano

     Demorou um tempinho, mas finalmente hoje dia 19 de novembro de 2025, o álbum novo do Mamoru Miyano, FACE, lançou! Acho que faz pelo menos uns 3 anos que ele não lançava um álbum completo — desde "THE ENTERTAINMENT", em 2022 — então eu fiquei bem animada, principalmente para ouvir as músicas novas.

    Por outro lado, eu também gostei muito de revisitar as músicas que já foram lançadas, ainda mais considerando que eu não tenho ouvido o Mamoru com a mesma frequência de antes. Deu mesmo para perceber como ele tem e mostra diversas "faces" (ou rostos) nas canções que compõe — principalmente nessa questão também estar sempre se reinventando.

    Esse álbum possui três músicas novas: VACATIONATING, Kiss me now零光 (Reikou).

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Review: Nuance - Soma Saito

     Praticamente depois de um ano sem lançar música nova, finalmente o novo EP do Soma Saito, "Nuance", lançou hoje, dia 5 de novembro! Eu de verdade fiquei mega animada, porque dessa vez ele decidiu trazer uma coisa um pouco mais variada do que no "Fictions". Inclusive essa capa do CD é provavelmente a minha coisa favorita com essa textura que parece de pinceladas e as cores pastéis - que convenhamos, combina muito com ele.

    Hoje, vou falar um pouco desse EP e das minhas impressões e sensações que eu tive com ele. Já adiantando que foi uma grande viagem. Ele está disponível no Spotify.


    Antes de começar a falar das músicas em si, eu queria dizer que ouvir "Nuance" foi uma experiência muito nova. Isso porque o Soma, até onde eu me lembro, sempre fez os álbuns e EPs tendo em mente a ordem das músicas e um conceito mais definido. Não é à toa que eu falo que ouvir as músicas dele é basicamente como ler um livro.
    Mas aqui — e ele mesmo disse isso em entrevistas e programas — a ideia era não ter um conceito, e ser mais um compilado de músicas que ele fez mesmo. Inclusive porque todas as faixas são muito diferentes umas das outras, o que sinceramente é incrível e mostra realmente como o Soma é um artista muito versátil. 
    Inclusive, foi muito legal que algumas músicas lançaram mais cedo, então eu tive tempo suficiente para tentar entender e sentir um pouco melhor cada uma. E exatamente por isso que inclusive está dando para postar o texto hoje, no dia do lançamento.

Review: Tsugumi - Banana Yoshimoto

     Há algum tempo tinham me falado sobre um livro de uma escritora chamada Banana Yoshimoto. A autora possui diversas obras traduzidas par...